quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Hamster muito agitado? Saiba algumas das possíveis razões


Olá a todos os leitores,

Desde já, queria agradecer a todos pelo vosso carinho, vi que o blog cresceu muito desde que o deixei há uns meses atrás, fico feliz por isso e claro, com um maior número de leitores, vem também uma maior responsabilidade, que espero conseguir estar à altura da mesma.

Como tal, hoje lembrei-me de um assunto novo para postar, um assunto que realmente nunca falei antes, que é as possíveis causas de um Hamster agitado de mais, ou mesmo um Hamster agressivo ou stressado. 

Bem, a primeira coisa que devo avisar é que um Hamster agitado de mais, geralmente quer significar um Hamster stressado, após o stress, o passo seguinte é a agressividade, pelo qual é importante tentarmos compreendeu o motivo que levou o nosso Hamster a ficar tão agitado.
Um Hamster activo é por norma um Hamster saudável, mas quando a actividade é de mais, pode-se dizer que o Hamster está claramente agitado, o que pode não ser tão normal e saudável quanto um Hamster normalmente activo. 
Há vários factores que podem-nos dizer que um Hamster poderá estar agitado:

- Movimentos circulares ou quadrados dentro da gaiola, de um lado para o outro, muito rápido.
- Roer as grades com uma força fora do normal, como se estivesse a tentar partir os dentes. 
- Entrar e sair da rodinha constantemente.
- Andar a uma velocidade anormal.

E agora conheça as possíveis causas ou razões desse agitamento:

- Convivência, ou seja, dois Hamsters juntos na mesma gaiola, por favor, consultar esta postagem para saber porque não devem viver juntos.
- Gaiola inadequada, muito pequena ou sem ventilação suficiente que faça o Hamster querer sair desesperadamente. 
- Falta de uma roda de exercício. 
- Presença de outros animais no ambiente, por exemplo gatos, à qual ainda não estejam familiarizados.
- Presença de outro Hamster ao lado do território dele, por exemplo, a menos de 30cm da gaiola dele, pelo que é bom ter as gaiolas sempre com algum espaço entre elas. 
- Aborrecimento, embora os Hamsters não sejam grandes admiradores de brinquedos, uns tubos dentro da gaiola, na bandeja ou parecido, são uma boa ideia (cuidado com tubos exteriores, pessoalmente não gosto, pois pode haver muitas fugas).
- Talvez o tenha habituado a estar fora da gaiola tempo de mais e precisamente nos momentos em que o Hamster pedia, isso levará ele a stressar dentro de uma gaiola e a tentar chamar a sua atenção ao roer fortemente as grades da gaiola. 
- Muito barulho à volta do Hamster diariamente, é muito stressante para um Hamster viver em constante contacto com barulhos fortes. 
- Possível gravidez caso seja fêmea e comprada há pouco tempo, muitas Hamsters vêm grávida de lojas de animais, por isso sempre aconselho a comprar Hamster a um criador experiente. 
- Algo desagradável dentro da gaiola, que talvez esteja a causar alergias ou desconforto no Hamster. (O que nunca usar: Pó de banho e algodão)

20 comentários:

  1. Boa tarde,

    Peço de forma mais correcta e com todo o devido respeito que esta postagem seja eliminada.
    Como escrito no meu blog (Toca Do Hamster), a informação escrita nele é totalmente e unicamente pertencente à Toca Do Hamster, não havendo autorização para distribuir textos ou imagens da mesma sem autorização prévia da administração (eu).
    Antes de copiar alguma informação, por favor, peça autorização primeiro.
    Todos os textos do blog Toca Do Hamster têm direitos de autor, uma vez que foram totalmente criados e escritos por mim.

    Caso não se verifique a eliminação desta postagem até ao fim do mês de Março, serei obrigada a reportar a cópia ilegal deste conteúdo ao Google, dessa forma, o conteúdo será apagado por eles assim que o processo for recebido e averiguado.

    O seu blog poderá então estar em risco de ser eliminado pelo Google também, se estes acharem necessário, pelo que penso que seja do seu interesse apagar esta postagem você mesmo antes do final do mês.

    Os direitos de autor são mais sérios do que parecem e se forem casos mais graves, pode até vir a ter de pagar uma penalização.
    Dessa forma, aconselho a sempre pedir autorização antes de postar algo.

    Obrigada pela sua atenção,
    Espero uma atitude,
    Cumprimentos,
    Christine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Errei, passou anos e ainda tá aí, nossa que medo do gloogle

      Excluir
  2. Não especificou o "final de março" de que ano...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olha, provavelmente ela tava se referindo a março de 2013

      Excluir
  3. Minha hamster anda muito ajitada ela esta sempre mordendo as grades devo me preocupar com isso?

    ResponderExcluir
  4. Meu hamster morreu ficava correndo pra lá e pra cá igual um louco ele usava a roda que nunca tinha usado na vida o que será que é isso ????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá vc soube a causa o meu morreu hoje do mesmo jeito 😢

      Excluir
  5. Respostas
    1. Porque ele(a) Pode Morrer asfixiado,ou seja inalar o pó d banho e trancar a respiração e acabar levando o(a) hamster a falecer

      Excluir
  6. Gente nao sei oq fazer, meu hamster tá muito assustado e agitado, não vem mais na minha mão e faz muito barulho quando encosto nele, ele não era assim e eu não sei oq fazer pra resolver isso, se alguem souber, me chama, eu tô muito preocupada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! igualzinho tá o meu daí depois q li o artigo entendi é pq o meu foi colocado com o da minha irmã e eles brigaram,e depois ele fico bem agitado e faz muito barulho ao tocar nele tbm .

      Excluir
  7. Gente minha hamster esta gravida e está muito agitada depois que eu separei o macho dela... troquei ela de gaiola e ela esta roendo os ferro capaz de quebrar os dentes... separei o macho porque ele destruído o ninho dela é fez um pra ele é estava sem deixar ela fazer o dela... daqui a 2 dias ela tem filhotes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mantenha eles separados, se vc juntar, se o macho ficar junto dos filhotes ele pode comer eles (como se fossem ração)

      Excluir
  8. E porque eles as vezes tem parece uma crise, se debate nas paredes, fica todo torto, de perna pra cima, se esfrega e da pulo, são por momentos, acontece qdo acorda.

    ResponderExcluir
  9. Gente, prestem atenção pra cuidar do hamster de vcs, hoje a minha hamster (Lola) saiu da gaiola por uma passagem bem fina, não sei como ela fez isso ela está desesperada pq a gaiola é pequena, eu comprei uma nova, estou esperando chegar... Ela saiu, caiu no chão, e meu cachorro pegou ela na boca. Graças a Deus ele não é mal e ele não mordeu ela, mas ela está desesperada agora e eu n sei oq fazer... Ela não para de correr e morder a grade, estou com medo dela estar machucada me ajudem! Não posso ir no veterinário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha também ta bem agitada, mas cuide dela a mantenha longe do cachorro, eu conheço uma pessoa q qnd tava cuidando da hamster, o cachorro feio correndo e engoliu o rato! tiveram que ir na veterinária remover o hamster (morto já, infelizmente) tente ligar para sua veterinária ou fazer uma videochamada e conversar com ele(a).Acho que vai ajudar em algo

      Excluir
  10. Minha ratinha anda em círculos desesperada. O que pode ser???. To preocupada

    ResponderExcluir
  11. eu tenho uma hamster-síria que anda muito agitada,eu estou preocupada com ela, ela já tem 1 ano mas eu quero saber o motivo, por favor me respondam

    ResponderExcluir
  12. Minha hamster criou hoje e ela tá agitada não tá nem aí para os filhotes o que fazer ela pega eles coloca um num lugar e os outros também enterra eles passa por cima

    ResponderExcluir
  13. O ramister da minha filha esta muito agitado anda de um lado para outro na gaiola volta ora rodinha corre muito morde a gaiola escala a gaiola sisca a comida
    Depois vai para rodinha e dorme com o olho aberto.meu esposo as vezes tira ele da gaiola deixa ele andar um pouco,será que é por isso?

    ResponderExcluir